Programa Raul Gil
Publicidade
Carousel item 362403

Programa Raul Gil

Raul Gil, um dos maiores ícones da televisão brasileira, construiu uma carreira de mais de 50 anos marcada por irreverência, inovação e carisma. Ao longo de sua trajetória, conquistou gerações com quadros inesquecíveis, musicais e momentos de emoção ao lado de novos talentos e artistas consagrados.

Sua presença no SBT deixou um legado de alegria e entretenimento que permanece na memória do público.

raul gil
(Rodrigo Belantani/SBT)

Publicidade

Apresentadores

Raul Gil

Um dos mais consagrados apresentadores da história da TV brasileira, Raul Gil nasceu no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Filho de imigrantes espanhóis, começou a trabalhar cedo para ajudar os pais, como feirante, vendendo pastéis, frutas e azeitonas e, mais tarde, foi metalúrgico.

A paixão pela vida artística começou aos 8 anos quando, levado pelos irmãos, foi assistir ao programa Clube do Papai Noel, na Rádio Tupi, e ficou encantado. Anos mais tarde, Raul enfrentou um programa de calouros. A primeira apresentação foi na Rádio América, no "Salomão Faz Justiça", em 1954. Foi rejeitado 17 vezes. Mesmo assim não desistiu.

Em 1957, o jovem Raul foi convidado a participar de um programa de televisão. Hebe Camargo era a apresentadora e o concurso chamava-se Calouros Toddy. Começava aí um reinado de vitórias para Raul Gil.

A partir daí, começou a trilhar sua trajetória de sucesso: cantou em parques de diversão, circos e festas, entre outros eventos. Conviveu com Adoniran Barbosa, Maria Tereza e toda uma geração de cantores.

Raul Gil integrou a Caravana do Peru Que Fala, de Silvio Santos. Foi convidado por Sônia Ribeiro em 1960 para cantar em seu programa. Iniciou nessa época a carreira de cantor profissional, no programa "Alegria dos Bairros", de Geraldo Blota.

Apaixonado por músicas em espanhol, Raul gravou 8 discos, 3 LPs e 2 CDs com boleros. Além de cantar, Raul Gil sempre gostou de humor. Por conta disso, gravou muitas músicas engraçadas. É o caso "Pára Pedro" e "Maria Bonita" (acorda Maria Bonita...). A veia humorística foi responsável por 12 anos de participações em quadros e shows humorísticos, como o "Show Riso" e o "My Fair Show", ambos pela Tv Excelsior.

A facilidade pra fazer imitações também lhe rendeu muitas oportunidades na televisão. Foram muitos troféus e boas quantias de dinheiro. Ele imitava, convincentemente, os cantores Gregório Barrios, Vicente Celestino e Cauby Peixoto, além de representar perfeitamente Mazzaropi. E foi imitando que Raul Gil virou apresentador de programa de TV.

Raul Gil começou em 1967, substituindo José Vasconcelos. O sucesso foi tanto que outras emissoras disputavam o animador.

Depois do programa Raul Gil Room, na TV Excelsior, passou pela TV Bandeirantes, SBT (81-85), Record e TV Bandeirantes novamente. Desde 2010, está de volta ao SBT. Revelou vários talentos nacionais: Simony, Glória Groove, Gabriela Rocha, Jotta A., Lauana Prado, Robson Monteiro, Titãs, Lulu Santos, Maisa Silva, Sidney Magal, Gretchen entre outros.

Raul criou quadros clássicos da TV brasileira e bordões inesquecíveis que atravessam o tempo como "Pra quem você tira o chapéu?" e "Pegue o seu banquinho e saia de mansinho".

Nesses mais de 65 anos de profissão, Raul Gil sempre fez questão de estar próximo da família. Aos 21 anos Raul Gil casou-se com Carmem Sanchez Gil, companheira fiel até os dias de hoje e escritora (livro "Janela da Alma"). Com ela tem dois filhos. Nanci é jornalista e Raul Gil Júnior, que é diretor de TV. Raul Gil Júnior dirige o Programa Raul Gil desde os 18 anos de idade e investiu na área musical, liderando a gravadora Luar Music.

Apresentador, cantor, compositor, ator, a história de Raul Gil é parte significativa da história da TV do país. Sinônimo de credibilidade junto ao público e ao mercado publicitário, a marca Raul Gil está há mais de 65 anos levando entretenimento de qualidade para toda a família brasileira.

o apresentador raul gil durante seu programa
O apresentador Raul Gil durante seu programa | Reprodução

Publicidade